Bom meninas, vamos continuar a tratar sobre amamentação, hoje sobre os benefícios para os pequenos. Existem vários estudos que apontam que crianças que se alimentam exclusivamente no peito da mãe tê menos probabilidade de ter alergias e 50% menos riscos de sofrer de asma.
Os anticorpos presentes no leite materno ajudam a proteger o bebê de doenças causadas por vírus e bactérias. O aleitamento faz os pulmões do pequeno crescer e reduz o risco de gripes e infecções virais que podem vir a afetar esse órgão. Os bebês também apresentam menos infecções de ouvido e gastrintestinais.
Uma revisão de estudos sobre o assunto alerta que o aleitamento tem efeito protetor não apenas contra diarreia, mas também contra a hospitalização e até morte decorrentes dessa condição. O leite materno passa ao bebê todo aparato de defesa da mãe, como glóbulos brancos, anticorpos e proteínas. Com isso, a resposta imune da criança, inclusive quando ela toma vacina, é bastante aumentada.
Vários estudos vêm mostrando que a amamentação pode proteger contra a obesidade, condição que aumenta os riscos para uma série de doenças, entre elas as cardíacas e o diabetes. Diferentemente do leite materno, cuja composição é equilibrada as fórmulas têm excesso de eletrólitos, gordura e proteínas, que podem contribuir para o ganho de peso da criança.
E, para completar, o leite materno possui ácidos graxos, que auxiliam no desenvolvimento cerebral. Crianças amamentadas por longo período apresentam melhores índices em testes de inteligência.
O quadro abaixo apresenta a diferença entre o leite materno, o leite de vaca e o leite artificial.
Precisa de mais motivos para amamentar? Então, aguarde o próximo post sobre os benefícios para mamães que amamenta.
1000beijos
Da mamãe do Pedro Arthur
Bárbara Paiva
2 comentários:
Muito interessante amei a idéia. Lucas com um ano e cinco meses não larga o peito de jeito nenhum. Até hj não aceita leite nem mingau só mama e comi outras coisas.
Muito interessante amei a idéia. Lucas com um ano e cinco meses não larga o peito de jeito nenhum. Até hj não aceita leite nem mingau só mama e comi outras coisas.
Postar um comentário