Estou diante de um texto do Juliano Cazarré, sobre paternidade, o qual eu gostei muito, e já que ontem foi dia dos pais, resolvi sintetizar esse texto, pois ele me diz muito e acho que vocês irão gostar também.
Desde que começamos a planejar que iriamos ter nosso primeiro filho, que começamos a trabalhar o que precisariamos melhorar em nós para isso, como não falar mais palavrões, comer verduras, etc. E otexto falar sobre isso, tem uma passagem que diz: "Que de futuro alguém diga 'este é muito melhor que o pai' ".
Para mim, essa frase resume o que deve ser a maternidade/ paternidade. Como fazer para que meus filhos sejam "muito melhores que os pais"? Como não passar para eles os meus defeitos, meus medos, minhas ansiedades? Como impedi-los de repetir comportamentos que renego em mim?
E a resposta me parece uma só e dificílima. Preciso melhorar como pessoa. Preciso ser uma pessoa melhor para ser uma mãe melhor, um pai melhor. Discursos e palavras de nada adiantam. O que vale é o exemplo. Sei que ainda não viveu ninguém perfeito e nem viverá. Sei, obviamente que não atingirei a perfeição, mas isso não me impede de querer melhorar. Quero ser melhor hoje do que fui ontem. Para evitar a dor e a vergonha de ver meus defeitos repetidos nos meus filhos. Quero ser melhor para dar melhores exemplos a eles. Para um dia, se essa graça me for dada, alguém diga: "Estes são muito melhores do que os pais".
Espero que gostem!!!
1000beijos
Bárbara Paiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário